FANDOM

Pietro d’Abano (n. Abano, Itália, 1257; o. Pádua, Itália, 1315), médico, alquimista, filósofo.

Vida

Pietro d’Abano nasceu em Itália no ano 1257. Completou os seus estudos em Pádua e fez inúmeras viagens que tinham como objectivo aprofundar os seus conhecimentos. Viveu em Constantinopla, mudando-se em 1300 para Paris, onde frequentou a Universidade, ensinou e escreveu Conciliator differentiarum philosophorum et praecipue medicorum, uma das obras de maior imporância deste autor. Em 1307 voltou para Pádua, onde ensinou filosofia e medicina, durante vários anos.

Morreu em Itália em 1315. Em vida foi acusado de heresia por ter tentado interpretar o nascimento de Cristo como um acontecimento não milagroso e apesar da sua absolvição, a sua reputação como feiticeiro permaneceu. Assim, quarenta anos depois da sua morte, os seus escritos foram investigados e considerados heréticos.

Obra

Em Conciliator, d’Abano afirmou a reconciliação da medicina com a filosofia, ao colocar 120 questões que originaram muitas controvérsias entre médicos e filósofos. Ao mesmo tempo que solucionava tais questões, demonstrava sinais de uma nova intenção e uma nova incerteza.

D’Abano tinha grandes conhecimentos sobre anatomia, chegando a afirmar que o centro das sensações e movimentos era o cérebro, opondo-se a Aristóteles, que pensava que os nervos eram originados no coração. As suas noções do sistema nervoso central eram, provavelmente, derivadas de visualização directa. O autor chegou a afirmar que “a arte da medicina não deve considerar apenas coisas que podem ser vistas e sentidas” e que a relação de confiança entre o médico e o paciente era de grande importância, sendo uma boa reputação mais útil que muitas drogas raras.

Para Pietro d’Abano, tal como defendeu nas suas obras, o médico devia ser livre no seu raciocínio e não devia ter ligações com autoridades escolares, o que demonstra uma revolta contra a tradição estabelecida e, ao mesmo tempo, uma preparação para a ruptura com o passado e inicio de um novo caminho para o progresso científico.

Este mestre italiano reconheceu uma relação de dependência que os seres vivos e os eventos terrestres tinham com as influências planetárias. Em Conciliator é mencionada a astrologia como uma ciência de duas partes, sendo uma a que trata as leis dos movimentos celestiais, a astronomia, e outra, mais importante, a que retira julgamentos e previsões das leis anteriores, tendo em conta os seus efeitos no nosso mundo.

Principais Publicações

  • Additio in librum Joh. Mesue (Veneza, 1471)
  • Conciliator differentiarum philosophorum et praecipue medicorum (Mântua, 1472)
  • De venenis (Mântua, 1473)
  • Liber compilationis physiognomiae (Pádua, 1474)
  • Expositio problematum aristotelis (Mântua, 1475)
  • Quaestiones de febribus (Pádua, 1482)
  • Hippocratis libellus de medicorum astrologia (Veneza, 1485)
  • Geomantia (Veneza, 1549)

Bibliografia

  • Gillispie, C. (1970). Dictionary of Scientific Biography. Charles Scribner's sons, New York. Vol. 1-16
  • Siraisi, N. (2001). Medicine and the Italian Universities, 1250-1600. Edição de Brill

Também no FANDOM

Wiki aleatória