Fandom

Ars curandi Wiki

Pedro de Medina

213 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Pedro de Medina nasceu em Sevilha (?), Espanha em 1493 e faleceu em Sevilha no ano de 1576. O seu nome é associado à cosmografia e à navegação.

Vida

Existe pouca informação sobre a vida de Medina, sabendo-se que publicou alguns trabalhos literários e de carácter navegacional durante a época dourada espanhola.

Foi um membro do clero e pensa-se que se formou na Universidade de Sevilha.

Foi também bibliotecário do duque de Medina- Sidónia, para quem compôs uma crónica familiar que foi publicada em 1561. Os seus outros trabalhos históricos e filosóficos datam do mesmo período da sua vida.

Medina foi também professor de Matemática e um dos fundadores da ciência marítima. A pedido do Rei Carlos I escreveu livros de navegação e desenvolveu dispositivos necessários para a navegação até à Índia, tais como astrolábios, quadrantes, compassos de marinheiro entre outros. Em 1549 foi nomeado “cosmógrafo de honra”.

O trabalho de Medina contém no entanto erros graves, sendo um deles a afirmação da constância da declinação magnética terrestre. Mantendo-se activo nas “discussões profissionais” entre cosmógrafos e navegadores afirmou que as instruções existentes para a determinação da altitude e para o uso dos compassos de marinheiro elaborados pela escola de Sevilha continham vários erros graves.

Publicações

  • Libro de Cosmographia (1538) – refere-se a problemas que surgiam nas navegações transoceânicas, às técnicas de navegação utilizadas na altura e à cultura dos centros náuticos ibéricos no século XVI.
  • Colóquio de Cosmografia (1543) – nunca foi publicado.
  • Arte de Navegar (1545) – foi o seu primeiro livro de navegação, o qual se pensa que tenha inspirado o maior poema de Bernardino Baldi, intitulado “Náutica”.
  • Regimiento de la Navegación (1552) e (1563) – dois livros que, embora tivessem o mesmo título, eram estruturalmente diferentes.
  • Suma de Cosmografia (1561) – nunca foi publicada até 1947 e encontra-se preservada na Biblioteca Capitular Colombiana de Sevilha. Contém conhecimentos de astronomia, filosofia e navegação.

Bibliografia

  • GILLISPIE, Charles Coulston, et al, Dictionary of Scientific Biography, vol. 9&10, p 254, Charles Sacribner's Sons, New York, 1981.

Ligações externas

Também no Fandom

Wiki aleatória