Fandom

Ars curandi Wiki

Museu de História da Medicina Maximiano Lemos

213 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

O Museu de História da Medicina de Maximiano Lemos encontra-se na Faculdade de Medicina do Porto e foi fundado em 1933 pelo Professor Luís de Pina que sucedeu ao Professor Maximiano Lemos, o qual leccionou História da Medicina naquela Faculdade.

O Museu abrange todos os períodos da História da Medicina e o presente, é a sede do ensino da disciplina de História da Medicina, um centro de investigação médico-histórica e um arquivo de património médico nacional.

É constituído por um corredor a partir do qual se abrem diversas salas de exposição. O corredor reúne uma colecção de Arte Portuguesa dos séculos XIX e XX e nele encontram-se retratos a óleo dos Professores da Escola Médica do Porto, bem como alguns bustos de vultos nacionais e internacionais em mármore e em gesso. Encontra-se ainda uma colecção de medalhas alusivas a diversas situações ou personalidades que contribuíram para o progresso da Medicina (como por exemplo o Professor Egas Moniz (1874-1955), Prémio Nobel da Medicina em 1949).

A cada uma das salas do Museu foi dado o nome de professores da antiga Escola Médico-Cirúrgica e Faculdade de Medicina do Porto que lhe sucedeu e que se dedicaram a estudos de História da Medicina. Delas pode salientar-se o seguinte:

  • Sala Gouveia Osório (Medicina Pré-histórica, Primitiva Actual, Popular, das Civilizações Antigas e Medieval): os factos principais da Medicina Antiga e Medieval estão documentados em reproduções fotográficas, destacando-se dois médicos da Antiguidade, Hipócrates e Galeno.
  • Sala Pedro Dias (Renascimento Médico e Medicina do séc. XVII): nela podem encontrar-se: a obra "De Humani Corporis fabrica libre septum" (1543) de André Vesálio (1514-1564) acompanhada dos sonetos do Professor Hernâni Monteiro (1891-1963), uma colecção de produtos naturais usados em terapêutica (278 exemplares), fotografias que documentam as ruínas do Hospital de Todos-os-Santos de Lisboa e utensílios de louça que lhe pertenceram; uma cópia do microscópio de Leuwenhoeck feito pelo Professor Luís de Pina, vasos de farmácia, iconografia diversa relacionada com os desenhos anatómicos de Leonardo da Vinci (f.1519) e ainda pintura holandesa do séc. XVII alusiva a temas médicos.
  • Sala Ricardo Jorge (Medicina do séc. XVIII e XIX) : possui uma vasta colecção de material cirúrgico, instrumentos e aparelhos de Fisiologia e Oftalmologia que pertenceu ao Professor Plácido da Costa (1849-1916), dois exemplares do estetoscópio de Laennec e diplomas da época de D. José, D. Maria e posteriores.
  • Sala Carlos Lopes (Medicina do séc. XIX): expõe instrumentos, aparelhos e equipamento de Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Urologia. Os exemplares enquadram-se num período anterior, contemporâneo e posterior à introdução da antissépsia e assepsia e pode observar-se uma evolução dos instrumentos ricos em materiais orgânicos e muito adornados a instrumentos de aço niquelado e cromado ao aço inoxidável e ao plástico com formas progressivamente mais simples.
  • Sala João de Meira (Medicina dos séc. XIX e XX; recordações académicas): esta sala contém retratos, caricaturas, objectos e documentos pessoais e institucionais dos professores da Escola Médica do Porto como Maximiano Lemos, Joaquim Guilherme Gomes Coelho (Júlio Dinis, 1839-1870), entre outros. Nesta sala figuram as especialidades de Dermatologia, Otorrinolaringologia, Anestesia, Fisioterapia, Cirurgia, Cirurgia Cardíaca entre várias outras, as quais são representadas por materiais, modelos, aparelhos, instrumentos e equipamentos utilizados nas mesmas; alguns dos instrumentos cirúrgicos nela presentes foram fabricados em Portugal, durante o período da reforma pombalina.
  • Sala Rúber de Meneses (Medicina dos séculos XVIII, XIX e XX): reúne o Consultório de Medicina Dentária do Dr. Pinto de Miranda (n. 1903), uma diversidade de instrumentos dos séculos XVIII, XIX e XX e iconografia da especialidade.
  • Sala Silva Lopes (Medicina dos séculos XIX e XX): expõe uma grande variedade de instrumentos, aparelhos e equipamento de Oftalmologia tais como as agulhas de, os bisturis, as facas, os cinzéis e os ganchos, entre outros.
  • Sala Luís de Pina: reúne a obra científica, literária e artística do Professor Luís de Pina (1901-1972). As suas obras artísticas estão reproduzidas em desenho, caricatura e escultura. Entre elas encontram-se retratos a óleo dos Professores que investigaram e ensinaram a História da Medicina no Porto: Maximiano Lemos, Gouveia Osório, Pedro Dias, Carlos Lopes, João de Meira, Hernâni Monteiro e Maria Olívia Rúber de Meneses.

O mobiliário e os objectos pessoais do escritório de Hernâni Monteiro bem como a correspondência, as fotografias e muito da obra literária do Professor pertencem a este Museu.

O Museu dispõe ainda de uma biblioteca em que os principais utilizadores são os estudantes de Medicina e Medicina Dentária das Escolas Médicas do Porto. Nela podem encontrar-se obras como um livro antigo relativo à Medicina Nacional e Internacional, o arquivo histórico da Escola Médica do Porto que contém matrículas e exames dos estudantes de Medicina e Cirurgia, Farmácia e Partos, o arquivo clínico dos doentes do Serviço de Clínica Médica, alguns manuscritos de programas ou de estudos elaborados pelos professores e ainda um arquivo de trabalhos práticos elaborados pelos alunos.

Ligações externas

Também no Fandom

Wiki aleatória