Fandom

Ars curandi Wiki

Michele Savonarola

213 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Savonarola Michele.jpg
Michele Savonarola (Padua, Itália, 1385 - Ferrara, Itália, 1461-1468) foi um médico e professor italiano dos séculos XIV e XV.

Vida

Nasceu em Padua, Itália, em 1385. Foi estudante e, mais tarde, professor na Universidade de Padua, onde se tornou mestre em medicina em 1413. Mudou-se com cerca de 55 anos para Ferrara, onde permaneceu como médico e conselheiro da Corte de Este, até à sua morte.

Obra

Lionello D'Este (figura da corte de Este), considerava Savonarola um autor prolífico. Os seus interesses abrangiam uma variedade de temas, tal como os seus textos demonstram. Até os tópicos da medicina que ele explorava eram muitos diversos, incluindo temas como a febre, o pulso, a peste, a urina, bem como discussões de temas menos frequentes como a fisionomia, os banhos e a destilação do álcool. O seu livro mais popular foi um pequeno manual sobre obstetria e cuidados infantis escrito em italino, pouco antes de 1460. Apesar do livro ter sido escrito para o leitor comum, ele contém uma grande quantidade de experiências e apredizagem.

O cometário ao Canon de Avicenna, entitulado Practica major, constitui a compilação do seu conhecimento médico, que foi terminado em 1440. A secção mais extensiva do livro, o sexto tratado, contém breves descrições de doenças, que afectavam o corpo humano. Savonarola referenciava a anatomia, a fisiologia e a patologia do tracto genito-urinário masculino e comparava-o com os membros femininos e os seus papeis na geração humana. Anexado ao capítulo de obstetria, surgem várias rubricas, que tratam cercas complicações sobre a gravidez.

Principais publicações

  • Practicae medicinae. 1497
  • De febribus. 1498
  • Canonica Michaelis Savonarole de febribus, de pulsibus, de urinis, de egestionibus, de omnibus Italie balneis. 1498
  • Practica maior Ioannis Michaelis Savonarolae. 1547

Bibliografia

  • Ynez Violé O'Neill (1974). "Michele Savonarola and the Fera or blighted twin phenomenon", Medical History. vol. 18; 222-223

Também no Fandom

Wiki aleatória