FANDOM

Lemos Júnior, Maximiano Augusto de Oliveira (N. ?, 1860; ob. ?, 1923). História da medicina

Maximiano Augusto de Oliveira Lemos Júnior (1860-1923) estudou na Escola Médico-Cirúrgica do Porto onde se matriculou a 30 de Setembro de 1876, depois de se ter matriculado na Academia Politécnica a 12 de Outubro de 1875. Concluíu o curso de Medicina e Cirurgia e a formatura a 16 de Julho de 1881. Em 1889 ocupou uma vaga de substituto da secção médica e, seis anos mais tarde (1895), foi promovido a proprietário de Medicina Legal, cargo que veio a exercer cinco anos depois (1900).

De 1895 a 1900 Maximiano Lemos regeu Patologia Geral onde a História da Medicina era leccionada. Mais tarde, em 1916 com a criação da cadeira de História da Medicina coube ao Professor Maximiano Lemos a regência até ao seu falecimento. Foi Director da Faculdade de Medicina (1918-23) e Vice-Reitor da Universidade do Porto (1921, sócio efectivo da Sociedade de Medicina Cirúrgica do Porto, a que presidiu, sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, da Sociedade de Medicina da Baía, da Sociedade Alemã de História da Medicina e da Academia de Ciências Naturais de Leipzig.

Maximiano Lemos foi redactor dos "Arquivos de História da Medicina Portuguesa", da "Gazeta dos Hospitais do Porto" e da "Gazeta Médica do Porto". De entre muitas das suas obras, podem referir-se as seguintes: "Anuário dos Progressos da Medicina em Portugal" (1884), "História da Medicina em Portugal - Doutrinas e Instituições" (1899), "Amato Lusitano - a sua vida e a sua obra" (1907), "Zacuto Lusitano - a sua vida e a sua obra" (1909), "Ribeiro Sanches - a sua vida e a sua obra" (1911), "Camilo e os Médicos" (1915-1921), a "História da Medicina Peninsular" (1916), "Gomes Coelho e os Médicos" (1922), "História do Ensino Médico no Porto" (1925), entre muitos outras.

Ligações externas

- http://museumaximianolemos.med.up.pt/index.php

Também no FANDOM

Wiki aleatória