Wikia

Ars curandi Wiki

Lepra

Discussão0
213 pages em
Este wiki

Definição

A lepra (doença de Hansen) é uma infecção crónica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que lesa principalmente as terminações nervosas do sistema nervoso periférico, a pele, a membrana mucosa do nariz, os testículos e os olhos. Denominada, com o aproximar do século XX de doença de Hansen devido ao microbiologista norueguês, Gerhard Hansen, que em 1873, fez o isolamento e identificação d micobactéria.

Parâmetros históricos

Leper bell.jpg
Apesar de só ter tido uma elevada expressão na Europa a partir dos séculos XII e XIII, com cerca de 1% da população afectada, acredita-se que a lepra chegou à Europa e se disseminou devido aos contactos das civilizações clássicas como oriente, como por exemplo durante as conquistas de Alexandre, em que os soldados provenientes do leste regressavam à Europa, e a expansão de áreas mercantis pelos romanos.

Todavia, constam registos e referências alusivos à lepra desde o período do antigo Egipto (1350 AC), com mais de 3000 hieróglifos, seguindo-se a Bíblia também com passagens nas quais faz referência à doença, assim como a antiga lei israelita que obrigava os religiosos a saberem distinguir a doença. Um dos grandes problemas com o qual esta doença se tem debatido, até meados do século XX, prende-se com a estigmatização dos doentes, apesar de na actualidade já existirem métodos de diagnóstico e terapêutica muito eficazes. Esta estigmatização foi particularmente evidente durante a idade média, altura em que a lepra se encontrava bastante disseminada no continente europeu. Tendo em conta que o conhecimento médico existente na época sobre a doença remete para as obras clássicas de Hipócrates, as causas, ainda desconhecidas, da doença eram associadas a castigos divinos. Durante a idade média os leprosos eram identificados por padres ou autoridades espirituais que os separavam da comunidade em geral depois de um ritual em que eram considerados “mortos apara a sociedade mas vivos para deus”. Os rituais aconteciam na presença do doente que por vezes estava de pé junto de uma sepultura. Depois deste ritual, o acesso da pessoa à sua localidade era muito limitado só salvo raras excepções. Sendo que estavam “mortos para a sociedade”, eram desprovidos de todos os seus bens e para evitar o contágio eram remetidos para as leprosarias, hospitais de isolamento, casas de leprosos onde lhes eram prestados cuidados de saúde, ainda que limitados. O medo do contágio era generalizado pelo que foram criadas leis em que obrigavam os leprosos a identificar a sua presença com elementos visíveis à distância, como uma faixa amarela usada por cima da capa ou das roupas e ainda um sino para avisar quem passasse muito perto deles. O declínio da lepra na Europa veio com o aparecimento da tuberculose e em meados do século XIV com a peste negra, ambos levaram à morte dos indivíduos mais imunodeprimidos baixando bastante o número de pacientes com lepra.

Parâmetros geográficos

Os casos da lepra encontram uma maior distribuição em regiões tropicais e subtropicais. Actualmente existem cerca de 15 milhões de leprosos no mundo estando distribuídos por África, sul e sudoeste asiático e na América do sul. Todavia esta distribuição reflecte não só as condições climatéricas de calor e muita humidade propícias ao desenvolvimento de microrganismos, mas também a pobreza que existem nessas regiões. No passado acredita-se que a lepra se estendesse a regiões a norte do círculo árctico.

Epidemiologia

Além do Homem, outros animais de que se têm notícia de serem susceptíveis à lepra são algumas espécies de macacos, coelhos, ratos, aves e o tatu. Este último pode servir de reservatório e há casos comprovados no sul dos EUA de transmissão por ele. Contudo a maioria dos casos é de transmissão entre seres humanos. A lepra afecta hoje em dia ainda mais de 15 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que existem cerca de 700.000 novos casos por ano. No entanto é de referir que em países desenvolvidos é quase inexistente, por exemplo a França conta com apenas 250 casos declarados. Em oposição, no ano de 2000, 738.284 novos casos foram identificados em países como: a Índia, a Birmânia, o Nepal totalizando assim 70% dos casos em 2000. Em 2002, 763.917 novos casos foram detectados: o Brasil, Madagáscar, Moçambique, a Tanzânia e o Nepal representam então 90% dos casos de lepra.

Etiologia

Micobacterium leprae pertence a um grande grupo de bactérias cuja principal característica é serem parasitas intra celulares. Alvo de aprofundado estudo, os membros da família de Micobacteriaceae são conhecidos por infectar mamíferos e aves como foi referido anteriormente. Normalmente, não há transmissão entre indivíduos de espécies diferentes todavia existem alguns casos como por exemplo a tuberculose bovina. De todas as espécies de micobactérias, apenas o M. tuberculosis e M. leprea são transmitidas entre humanos. Os principais mecanismos de entrada no organismo são através das vias respiratórias ou da pele mas permanecem durante tanto tempo num estado de latência, entre 5 a 10 anos, que o seu desenvolvimento e disseminação actualmente ainda não se encontram totalmente compreendidos.

Transmissão

A forma de transmissão da lepra ainda não é conhecida. Todavia, quando um doente não é tratado e espirra, as bactérias Mycobacterium leprae dispersam-se e sob a forma de aerossóis entram nas vias respiratórias de quem esteja perto. Cerca de metade das pessoas com lepra contraíram-na, provavelmente, através do contacto estreito com uma pessoa infectada, ou seja, é necessária uma exposição prolongada ao microrganismo. A infecção com Mycobacterium leprae provavelmente também poderá provir da terra, do contacto com tatus e mesmo com mosquitos e percevejos. Todavia, convém relembrar cerca de 95 % dos indivíduos expostos ao Mycobacterium leprae não contraem a doença porque o seu sistema imunitário combate a infecção. Naqueles em que isso acontece, a infecção pode ser de carácter ligeiro (lepra tuberculóide) ou grave (lepra lepromatosa). A forma ligeira, ou seja a lepra tuberculóide, não é contagiosa.

Manifestações clínicas

Leper.jpg
Devido ao facto de as bactérias responsáveis pela lepra se multiplicarem muito lentamente, os sintomas não começam habitualmente antes de um ano, pelo menos, após a pessoa se ter infectado; o usual é mesmo surgirem de 5 a 7 anos mais tarde e algumas vezes muitos anos depois.

Os sinais e sintomas da lepra dependem da resposta imunológica do doente. O tipo de lepra determina o prognóstico a longo prazo, as possibilidades de complicações e a necessidade de um tratamento com antibióticos. De forma muito resumida assim se distinguem as diferentes variantes desta doença: Na lepra tuberculóide, aparece uma erupção cutânea formada por uma ou várias zonas esbranquiçadas e achatadas. Estas áreas são insensíveis ao tacto porque as micobactérias lesaram os nervos. Na lepra lepromatosa, aparecem sobre a pele pequenos nódulos ou erupções cutâneas salientes, de tamanho e forma variáveis. O revestimento piloso do corpo, incluindo as sobrancelhas e as pestanas, desaparece. A lepra limítrofe (borderline) é uma situação instável que partilha características de ambas as formas. Nas pessoas com este tipo de lepra, a doença tanto pode melhorar, caso em que acaba por se parecer com a forma tuberculóide, como piorar, circunstância que resulta mais parecida com a forma lepromatosa. Durante a evolução da lepra não tratada ou mesmo naquela que, pelo contrário, recebe tratamento, podem verificar-se certas reacções imunológicas que por vezes produzem febre e inflamação da pele, dos nervos periféricos e, com menor frequência, dos gânglios linfáticos, das articulações, dos testículos, dos rins e dos olhos. O Mycobacterium leprae é a única bactéria que invade os nervos periféricos e quase todas as suas complicações são consequência directa desta invasão. O cérebro e a espinal-medula não são afectados. Devido ao facto de diminuir a capacidade de sentir o tacto, a dor, o frio e o calor, os doentes com lesão dos nervos periféricos podem queimar-se, cortar-se ou ferir-se sem se darem conta. Além disso, a lesão dos nervos periféricos pode causar debilidade muscular, o que por vezes faz com que os dedos adoptem a forma de garra e se verifique o fenómeno do «pé pendente». Por tudo isso, os leprosos podem ficar desfigurados. Os afectados por esta doença também podem ter úlceras nas plantas dos pés. A lesão que sofrem os canais nasais pode fazer com que o nariz esteja cronicamente congestionado. Em certos casos, as lesões oculares produzem cegueira. Os homens com lepra lepromatosa podem ficar impotentes e inférteis, porque a infecção reduz tanto a quantidade de testosterona como a de esperma produzido pelos testículos.

Tratamento

No passado, as deformações causadas pela lepra conduziam ao isolamento dos doentes em instituições e colónias. Em alguns países esta prática continua a ser frequente. Apesar de o tratamento precoce poder evitar ou corrigir a maioria das deformações mais importantes, as pessoas com lepra estão propensas a sofrer de problemas psicológicos e sociais. O isolamento, contudo, é desnecessário. A lepra só é contagiosa na forma lepromatosa quando não recebe tratamento, e mesmo nesses casos não se transmite facilmente. Além disso, a maioria das pessoas tem uma imunidade natural face à lepra e só aquelas que contactam com um doente durante muito tempo correm o risco de contrair a infecção. Os antibióticos podem deter o avanço da lepra ou mesmo curá-la. Dado que algumas das micobactérias podem ser resistentes a determinados antibióticos, o médico pode prescrever mais do que um medicamento, em especial para os afectados pela lepra lepromatosa. O antibiótico mais frequentemente utilizado para tratar a lepra, todavia a rifampicina tem vindo a ser aplicada em casos de resistência.

Bibliografia

Kenneth, F. Kiple, Major Human Diseases Past and Present, The Cambridge World History of Human Disease, Cambridge University Press, 1993

Rede da Wikia

Wiki Aleatória