FANDOM

Ficheiro:Juan Badiano

Autor da tradução para latim da obra Libellus de medicinalibus Indorum herbis, escrita em Náuatle por Martín de la Cruz.

Vida

Sabe-se que Juan Badiano nasceu em 1484, no Bairro Chililico, que hoje é chamado de Virgem Santíssima, em Xochimilco, México. Nada se sabe acerca dos seus pais. Aos 8 anos começou a estudar, tendo como professores os “Sete Sábios”, que procuravam difundir o conhecimento pelas crianças dos povos de Nahua. Com 41 anos entrou para o Real Colégio de Santa Cruz de Tlatelolco, onde se encontravam outros como Martín e Esteban de la Cruz, bem como Pedro Romero, Francisco de Guzmán, Agustín Cerón e Gonzalo Cortés.

Obra

No Colégio, Badiano aprendeu religião, espanhol e latim, tornando-se depois professor desta última língua. Foi então convidado a traduzir a obra de Martín de la Cruz, "Libellus De Medicinallibus Indorum Herbis", de nahuatle para latim. A obra traduzida descreve 185 plantas da América e os seus usos terapêuticos, e data de 22 de Julho de 1552. A obra também chamada de Códice de Cruz-Badiano, encontra-se actualmente na Biblioteca do Vaticano, em Roma, Itália. De la Cruz e Badiano partilham uma estátua em sua homenagem na Praça de Xochimilco.

Bibliografia

http://redesc.ilce.edu.mx/redescolar/publicaciones/publi_quepaso/juanbadiano.htm

Também no FANDOM

Wiki aleatória