FANDOM

Eriugena, Johannes Scottus, (N. Irlanda, Primeiro quarto do Século IX; ob. Inglaterra, ?). Filosofia, Teologia, Poesia. Conhecido por ter traduzido e comentado trabalhos antigos.

Vida

Desconhece-se factos sobre a sua vida até 847, altura em que já tinha saído da Irlanda e vivia há alguns anos em França. Perto de 851 a reputação dos conhecimentos que tinha obtido levou a que fosse convidado a dar o seu ponto de vista na discussão que teria surgido em redor da interpretação dos ensinamentos de Augustine acerca da graça predestinada. Desde cedo mostra que possui um bom conhecimento de grego, que com o tempo se viria a tornar excepcional ou mesmo único na Europa, o que o levou a fazer varias traduções. Presidiu o Palace School em Laon com o apoio do seu colega Martin, onde introduziu algumas reformas. Desde 870 nada mais se sabe de Eriugena.

Trabalho

O seu primeiro trabalho conhecido é a análise e comentário dos trabalhos de Augustine. Desta análise, chega à conclusão que a falha dos seus contemporâneos em compreender os textos se devia a um inadequado conhecimento de grego e das artes liberais, e adopta a posição de que as artes liberais deveriam ser aplicadas na solução de problemas teológicos. Assim, introduz o grego e as artes liberais como as duas principais disciplinas no currículo do Palace School ao qual presidia. Nesta escola usou o livro De nuptiis de Martianus Capella como base de ensinamentos e o Consolation of Philosophy para estudos mais avançados, ambos nas áreas das filosofia e da teologia. A estes textos, ele e seus colegas adicionaram comentários que estabeleceram o estudo e o método de ensinamento por toda a Europa. Desta forma criaram um sistema de ensino bastante importante na altura. A fama dos ensinamentos em grego em Laon era de tal forma grande que Charles the Bald instruiu Eriugena para traduzir para Latim os tratados de Pseudo-Dionysius e o First Ambigua de Maximus the Confessor. A estes trabalhos Eriugena adicionou também Quaestiones ad Thalassium de Maximus e o De Hominis Opificio de Gregory of Nyssa levando na totalidade de 860 a 864 para os completar. Este trabalho colocou Eriugena em contacto com o Neoplatonismo (sendo ele já adepto do Platonismo desde a leitura dos trabalhos de Augustine) que estavam até então inacessíveis ao mundo do Latim. Como consequência imediata, entre 864 e 866, aparece o maior trabalho de Eriugena: Periphyseon ou De divisione naturae em que este sintetiza num contexto do cristianismo o Neoplatonismo do Oeste e do Este separados até então. Posteriormente produz ainda mais escritas de comentário aos trabalhos de São João em que enuncia mais explicitamente as suas teorias e as reafirma. Seus últimos trabalhos são escritos em 866 e 870 não se sabendo mais nada dele.

Principais publicações

  • Periphyseon ou De divisione naturae
  • Patrologiae Cursus Completus compilação dos trabalhos editada por H.J.Floss
  • Variadas traducções e comentarios a trabalhos de épocas anteriores

Bibliografia

  • Gillispie, C. (1970). Dictionary of Scientific Biography. Charles Scribner's sons, New York. Vol. 1-16.

Também no FANDOM

Wiki aleatória