FANDOM

Vida e Obra

Mendel, Johann Gregor (Heizendorf, 22 de Julho de 1822; Brno, 6 de Janeiro de 1884) foi um genético e meteorologista Austríaco. Estudou Filosofia na Universidade de Olmütz (1840). Foi baptizado com o nome Johann Mendel, mudou-o para Gregor Mendel após ingressar na Ordem Religiosa dos Agostinianos em 9 de Outubro de 1843. Foi ordenado sacerdote no ano de 1847. Entre 1851 e 1853 dedicou-se ao estudo da História Natural na Universidade de Viena. Em 1856 inicia as suas experiências no âmbito da investigação genética, com recurso a plantas do mosteiro, onde experências de cruzamentos de ervilheiras tiveram grande importância no estudo da hereditariedade. No mesmo ano, iniciou estudos Meteorologicos e foi rapidamente reconhecido como a única autoridade competente nessa área em Moravia. Durante a sua vida, Gregor Mendel publicou dois grandes trabalhos agora clássicos: “Ensaios com Plantas Híbridas” e “Hierácias obtidas pela fecundação artificial”. Em 1865, formula e apresenta em dois encontros da Sociedade de História Natural de Brno as leis da hereditariedade, hoje chamadas Leis de Mendel, que regem a transmissão dos caracteres hereditários. Morreu a 6 de Janeiro de 1884, em Brno, no antigo Império Austro-Húngaro hoje República de uma doença renal crónica.

Leis de Mendel:

A primeira lei de Mendel foi chamada Lei da segregação ou Lei da pureza dos gâmetas explica que na fase de formação dos gametas, os pares de fatores são segregados.

A Segunda Lei, também conhecida como Lei da Uniformidade, afirma que as características de um indivíduo não são determinadas pela combinação dos genes dos progenitores, mas sim pela característica dominante de um dos progenitores.

A Terceira Lei de Mendel também denominada de Lei da Distribuição Independente afirma que, as diferenças de uma característica são herdadas independentemente das diferenças em outras características.

Bibliografia

  • Gillispie, C. (1970). Dictionary of Scientific Biography. Charles Scribner's sons, New York. Vol. 1-16.

Também no FANDOM

Wiki aleatória