FANDOM

Nasceu na Holanda a 8 de Dezembro de 1730 e faleceu em Inglaterra a 7 de Setembro de 1799. Destacou-se na área da medicina, botânica e física.

Vida e Obra

Jan Ingen-Housz nasceu em Breda, na Holanda em 1730 e estudou numa escola local onde foi descoberto pelo médico do exército Britânico Sir John Pringle (1707-1782) durante a guerra da sucessão austríaca (1740-1748). Foi John Pringle que criou em Ingen-Housz o interesse pela medicina e o influenciou a ir para Inglaterra. Estudou medicina em Louvain (Bélgica) e recebeu o diploma em 1753, continuou os estudos em Leiden (Holanda) e Edinburgh (Reino Unido). Em 1766, quando Jan Ingen-Housz estava em Londres Pringle apresentou ao Dr. Willian Watson (1715-1787), que havia aperfeiçoado uma inoculação, já existente, contra a varíola. Ingen-Housz ficou extremamente interessado no assunto, vindo depois a trabalhar com Willian Watson no hospital Foundling, assim como, em vários outros hospitais e até mesmo em clínicas privadas.

Através de uma recomendação de Sir John Pringle Ingen-Housz foi convidado, pela imperatriz Maria Teresa, a ir para Viena (Áustria) e após inocular com sucesso as crianças da corte foi convidado para ser médico e conselheiro da mesma. Foi também solicitado para inocular o irmão da imperatriz Josefina, Leopoldo e a sua família.

A 25 de Maio de 1759 foi eleito membro da Sociedade Real, mas a sua admissão formal ocorreu apenas em Março de 1771. Contribuiu para esta sociedade com estudos a cerca da electricidade e magnetismo.

Em 1775 casou com Agatha Maria Jacquim, irmã de um famoso professor de química e botânica, Nikolaus Josef Jacquim (1727-1817).

Mesmo mantendo o seu interesse pela inoculação contra a varíola levou acabo experiências que o tornaram famoso pela descoberta da fotossíntese. Os resultados das suas experiências foram publicados em Londres em 1779 num livro chamado “ Experiments upon Vegetables”, uma confirmação das suas experiências em plantas foi publicada na “Philosophical Transactions of the Royal Socie” (1782).

No ano de 1789 Ingen-Housz deixou Viena e voltou para Inglaterra. Já de avançada idade passava muito tempo em Bowood Park, onde a 7 de Setembro de 1799 acabou por falecer.

Bibliografia

  • Journal of the Royal Society of Medicine, volume 92, Outubro 1999, pág.534-537

Também no FANDOM

Wiki aleatória