Fandom

Ars curandi Wiki

Instituto Bacteriológico de Câmara Pestana

213 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Em 29 de Dezembro de 1892 é criado o Instituto Bacteriológico, tendo como Director Câmara Pestana e como medico auxiliar Annibal Bettencourt.

O Instituto fica instalado numa dependência do Hospital de S. José, tendo como finalidade principal a efectivação de análises bacteriológicas e o tratamento preventivo da raiva humana utilizando o método de Pasteur.

Raiva

Em 1894, são publicadas estatísticas do tratamento preventivo da raiva que se saudaram por um êxito quanto à qualidade da vacina como da reduzida mortalidade. “ Das 367 tratadas morreram 3 o que dá uma mortalidade de 0.8%”

O Instituto alarga as suas tarefas também às Ilhas Madeira e Açores. A madeira em 1892 foi assolada por uma epidemia de raiva que combateu eficazmente, abatendo os cães suspeitos e açaimando os restantes. “O uso de açaime tornou-se obrigatório (…) no fim de Dezembro de 1892 a raiva estava extinta (…)”.

Posteriormente em 1895, a morte de alguns doentes levou que se fizesse um novo alerta sobre a profilaxia da raiva dando ênfase a medidas preventivas como as que se utilizaram na Madeira.

Febre Tifóide

Em 1894, surge em Lisboa uma epidemia de febre tifóide. O instituto Bacteriológico é informado e Câmara Pestana ocupa-se exclusivamente desta epidemia quer no tratamento dos doentes quer respectiva investigação bacteriológica.

Assim, chegará a conclusões diferentes das obtidas pela Sociedade de Ciências Médicas que se apoiará em estudos elaborados por entidades estrangeiras e as do próprio Instituto. Os trabalhos prosseguem no Instituto como objectivo principal provar que o bacilo isolado nas fezes dos doentes atacados por cholerina é um bacilo cholerigeno, ou seja, o bacilo da cólera, que em Lisboa é mais fraco e portanto não era o bacilo de Koch (bacilo da cólera). Pois os estudos efectudos provaram que o vibrão encontrado nas fezes dos doentes era um vibrão encontrado nas águas de abastecimento a Lisboa, portanto seria mais fácil acabar com esta epidemia.

Estas conclusões só puderam ser efectuadas e registadas porque desde 1892 as águas de Lisboa eram analisadas bacteriologicamente e demonstrou-se a presença de bacterium coli e não se ter encontrado o bacilo da febre tifóide, no entanto, aconselharam a fechar alguns dos Chafarizes que se poderiam encontrar contaminados.

As águas da cidade de Lisboa continuaram a ser analisadas e a partir de Julho de 1894 passou a ser publicado um boletim mensal com essas análises.

Difteria

Em Outubro de 1894 iniciam-se os trabalhos para a produção de soro anti-diftérico (concebido por Roux) obtido em animais por inoculação da toxina diftérica atenuada, tal como se efectuava no Instituto Pasteur em Paris. A 13 de Janeiro de 1895 obtêm-se pela primeira vez no Instituto Bacteriológico o soro anti-diftérico.

O sucesso da vacina contra a raiva e o soro anti-diftérico levam a uma reorganização do Instituto, assim, à sua instalação num edifício condigno, aumento do pessoal médico e auxiliar bem como o aumento das verbas para o seu bom funcionamento.

Em 9 Março de 1895 o Instituto Bacteriológico passa a chamar-se Real Instituto Bacteriológico e definem-se como principais a prática da vacinação anti-rábica, a preparação do soro anti-tóxico para o tratamento da difteria e tétano ou qualquer outra doença, e acompanhar os progressos da ciência microbiológica no estrangeiro e por fim reduzir os encargos económicos.

No ano de 1895 Câmara Pestana propõe que seja obrigatória a vacinação da varíola para a prevenção da doença.

O Real Instituto Bacteriológico publica em Fevereiro de 1897 um novo periódico médico “archivos de Medicina” que surge sobre a direcção de Câmara Pestana e secretariado por Annibal Bettencourt, tendo como microbiologistas Francisco Stromp, Sílva Telles, entre outros.

Também no Fandom

Wiki aleatória