FANDOM

Hieronymus Brunschwig com o seu paciente e assistentes (1497).jpg

Hieronymus Brunschwig com o seu paciente e assistentes (1497)

Nasceu em Estrasburgo a 1450 e morreu na mesma cidade em 1512. O trabalho de Brunschwig foi uma importante ponte entre a ciência da Idade Média e dos tempos modernos.

Vida e Obra

Após finalizar os seus estudos na área da cirurgia, dedicou-se a viajar com o objectivo de por em prática os seus conhecimentos e adquirir experiência em novas áreas, tais como a destilação, anatomia, farmácia, tratamento de feridas, fracturas, luxações, amputações e preparação de medicamentos. Sempre com a preocupação de basear o seu conhecimento na tradição médica, isto é, em nomes como Lanfranchi, Guglielmo Saliceti, Guy de Chauliac, Henri de Mondeville e por isso, indirectamente em Galeno, Avicenna, Rhazes, Mesue e Abul Kasim, dedicou-se também a escrever tanto para especialistas como para leigos. Contudo, o que escrevia era diferente do que já tinha aparecido, pois o espírito crítico sobre a própria obra, as citações cuidadosas e o conhecimento tradicional deram às suas criações um vínculo diferente. Isto foi possível porque a sua profissão como cirurgião, em Estrasburgo, não o ocupava muito.

Uma das obras que escreveu foi Cirurgia em 1481, que se revelou de especial importância para a medicina e farmácia devido às suas excelentes ilustrações e representou um considerável avanço para a medicina alemã em relação à italiana e francesa. Anathomia (1947), por outro lado, foi uma obra que teve pouca expressão. Relativamente ao livro Liber de arte distillandi, de simplicibus (1500), descreve e ilustra inúmeros químicos e todo o aparato da destilação, assim tornou-se uma referência para a técnica farmacêutica do século XVI. Edições posteriores deste livro foram modelo para as farmacopeias.

Principais Publicações

  • 1497: Anathomia ossium corporis humani (Estrasburgo)
  • 1497: Buch der Cirurgia (Estrasburgo)
  • 1500: Liber de arte distillandi, de simplicibus (Estrasburgo)
  • 1500: Liber pestilentialis de venenis epidemie (Estrasburgo)
  • 1505: Medicinarius (Estrasburgo)
  • 1512: Apoteck fur den gemainen Man (Estrasburgo)

Bibliografia

  • Gillispie, Charles C., Dictionary of Scientific Biography. Charles Scribner's sons, New York, 1970

Também no FANDOM

Wiki aleatória