Fandom

Ars curandi Wiki

Demócrito

213 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Demócrito de Abdera

Filósofo Grego, nascido em Abdera, antiga Trácia, na Grécia, não são precisas as datas do seu nascimento e falecimento, contudo pensa-se que tenha sido por volta de 460a.C.-370a.C.

Vida

Conhece-se pouca informação acerca da vida de Demócrito, contudo, era um estudioso da matemática, da física e da astronomia, sabe-se que estudou no Egipto onde conviveu com Hipócrates de Cós, a quem foi muito ligado e a quem se atribui uma grande influência nas suas obras. Foi também discípulo e sucessor de Leucipo (século V a.C.) na direcção da escola de Abdera

Obra

Demócrito era um pensador que pretendia responder a questões relacionadas com a origem do universo e considerava, apar de Leucipo que a matéria era constituida por elementos indivisíveis -átomos- capazes de originar os diferentes corpos (a=negação, tomo=divisível, átomo=indivisível em grego). Postulou que todos os tipos de matéria era formada a partir da combinação de átomos de quatro elementos: água, ar, terra e fogo. Foi um filósofo que valorizou a razão e as coisas materiais, nao acreditava em forças que intervissem nos processos naturais, achava também que a sua teoria atómica explicava as nossas percepções sensoriais e que a consciência e a alma se constituiam de átomos. Apesar de nao se saber ao certo se a teoria atómica foi concebida por Demócrito ou Leucipo, não há dúvidas em relação ao facto de a sistematização da teoria pertencer inteiramente a Demócrito. Por isso, foi considerado o maior expoente da teoria atómica ou do atomismo. Uma das suas célebres frases é "Tudo o que existe no universo é fruto do acaso e da necessidade. Foi autor de cerca de 90 obras, das quais:

  • Pequena Ordem do Mundo
  • Da Forma
  • Do Entendimento
  • Do Bom Ânimo
  • Preceitos

Também no Fandom

Wiki aleatória