FANDOM

Demócrito de Abdera

Filósofo Grego, nascido em Abdera, antiga Trácia, na Grécia, não são precisas as datas do seu nascimento e falecimento, contudo pensa-se que tenha sido por volta de 460a.C.-370a.C.

Vida

Conhece-se pouca informação acerca da vida de Demócrito, contudo, era um estudioso da matemática, da física e da astronomia, sabe-se que estudou no Egipto onde conviveu com Hipócrates de Cós, a quem foi muito ligado e a quem se atribui uma grande influência nas suas obras. Foi também discípulo e sucessor de Leucipo (século V a.C.) na direcção da escola de Abdera

Obra

Demócrito era um pensador que pretendia responder a questões relacionadas com a origem do universo e considerava, apar de Leucipo que a matéria era constituida por elementos indivisíveis -átomos- capazes de originar os diferentes corpos (a=negação, tomo=divisível, átomo=indivisível em grego). Postulou que todos os tipos de matéria era formada a partir da combinação de átomos de quatro elementos: água, ar, terra e fogo. Foi um filósofo que valorizou a razão e as coisas materiais, nao acreditava em forças que intervissem nos processos naturais, achava também que a sua teoria atómica explicava as nossas percepções sensoriais e que a consciência e a alma se constituiam de átomos. Apesar de nao se saber ao certo se a teoria atómica foi concebida por Demócrito ou Leucipo, não há dúvidas em relação ao facto de a sistematização da teoria pertencer inteiramente a Demócrito. Por isso, foi considerado o maior expoente da teoria atómica ou do atomismo. Uma das suas célebres frases é "Tudo o que existe no universo é fruto do acaso e da necessidade. Foi autor de cerca de 90 obras, das quais:

  • Pequena Ordem do Mundo
  • Da Forma
  • Do Entendimento
  • Do Bom Ânimo
  • Preceitos

Também no FANDOM

Wiki aleatória