Fandom

Ars curandi Wiki

Aulus Cornelius Celsus

213 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Aulus Cornelius Celsus.jpg

Aulus Cornelius Celsus

Celsus, Aulus Cornelius (n 42 A.C. - m 37 D.C.), fl. em Roma ca. 25 D.C., nobre, viveu sob o império de Tibérios César.

Vida

Celsus pertenceu aos círculos de líderes de Roma.

Escrevia as suas obras em Latim e compilou uma enciclopédia com o nome De Medicina octo libri. Não se sabe ao certo o conteúdo desta enciclopédia; sabe-se que foi feita com o objectivo de guardar o melhor que se sabia sobre agricultura, medicina veterinária e doenças humanas.

Num dos seus livros, Celsus descreve a inflamação introduzindo os quatro sinais clássicos: rubor, calor, tumor e dor.

Não há certezas sobre a sua profissão, naquela época não era necessário ser médico para escrever sobre medicina, pois o conhecimento médico era considerado importante na educação geral.

Celsus foi considerado por muitos um escritor brilhante, cujo latim era muito bom e claro. No entanto houveram outros que defendiam a teoria de que Celsus apenas tinha traduzido os livros (constituintes da enciclopédia) de Grego para Latim, o que veio gerar algumas dúvidas. Como nunca foi encontrado qualquer vestígio de transcrição nem foram confirmados os possíveis autores dos livros originais em Grego, os críticos abandonaram esta ideia.

Era visto como um eclético genuíno, uma atitude que no século I era adoptada essencialmente por médicos mas também por profissionais de outras ciências.

Apesar de "não-médico" Celsus foi um aristrocata, com educação Greco-Romana generalizada, muito interessado em medicina, que tinha um ponto de vista muito pessoal, pelo que foi chamado "eclético Hipocrático".

Obras

  • De Medicina octo libri
    • Livro I - Revisão histórica e Dietética geral
    • Livro II - Patologia e Terapêutica geral
    • Livros III e IV - Terapêutica especial
    • Livros V e VI - Farmacologia
    • Livro VII - Cirurgia
    • Livro VIII - Doenças dos ossos

Bibliografia

  • Clendening, L.; Source Book of Medical History; Ed. Dover; New York; 1942
  • Gillispie, C. C.; Dictionary of Scientific Biography; Vol.3; Ed. Board; New York; 1970

Ligações Externas

Aulus Cornelius Celsus

Também no Fandom

Wiki aleatória