FANDOM

A Astrologia é a arte de adivinhar o futuro pelos astros. As observações dos sacerdotes da Mesopotâmia demonstraram a relação entre os movimentos das estrelas, dos planetas e da lua com o ano solar e as suas estações. Estas relações de tempo foram encaradas como relações de causalidade.

História da Astrologia

Da Mesopotamia passou a Astrologia para os gregos. A pratica astrologica ganhou concretizaçao pelos desenvolvimentos matematicos da Astronomia Grega. Foi no tempo do imperio romano que a Astrologia alcançou o seu mais importante desenvolvimento na antiguidade. As concepçoes de Astrologia judiciaria tornaram-se uma parte da doutrina dos estoicos, que foram a mais influente das seitas filosofico-religiosas dos ultimos tempos da antiguidade.Sustentaram os estoicos que a vida fisica do homem e determinada pelos acontecimentos exteriores, so sendo livre a sua alma. Aos primitivos escritores cristaos a Astrologia era anfipatica ,porque parecia a negaçao da doutrina do livre-arbitrio, que tao cara lhes era. Pelo seculo VI esta atitude modificou-se. Santo Isidoro de Sevilha considera a Astrologia, pelo menos em parte, como uma ciencia legitima. Aconselha o seu estudo, sobretudo para fins clinicos. Mas os conhecimentos astronomicos e matematicos do tempo eram tao fracos, que a Astrologia pouco podia ser praticada. Por isso, ate o sec.XII, a Astrologia da Europa crista latina se manteve dum tipo rudimentarissimo. Entretanto, a tradiçao astrologica bizantina passara para os povos de lingua arabe. A cultura arabe produzira muitos matematicos e alguns astronomos de valor. As suas observaçoes e os seus talentos foram postos a serviço da Astrologia. Nos sec. XII, XIII, XIV a Astrologia tornou a penetrar do Oriente no Ocidente sob a forma de traduçoes latinas de obras arabes. Foram essas as primeiras manifestaçoes de metodo e de interesse cientificos entre os povos do Ocidente. Com este renascimento arabe e com o advento do periodo escolastico , a Astrologia tornou-se o principal objetivo de interesse cientifico na Europa. Da Astrologia , cujo monumento sao as Tabuas Afonsinas, se derivou a Astronomia dos Descobrimentos. As Tabuas Afonsinas, transcritas em numerosos manuscritos latinos, foram consultadas por Copernico no sec. XVI e ainda usadas por Galileu no XVII. O certo e que nas cortes dos principais monarcas o astrologo tinha lugar bem marcado e era incumbido de guiar os grandes sucessos das guerras e dos negocios , de predizer o nascimento e caracter dos principes, de velar pela saude dos reis e infantes, etc. A Propria Renascença deu forte impulso a Astrologiamedica, que se ensinava , ate , nas universidades. Homens de categoria de Paracelsoprestam-lhe apaixonada homenagem ; ele estabeleceu, entre outros, um grupo de doenças produzidas por influencias cosmico -climatologicas, afastando-se ja, contudo, da primitiva e arbitraria Astrologia dos antigos. Dizia Paracelso que qualquer corpo bruto, animal ou planta,era sede dum espirito emanado dos astros , espirito esse que presidia a sua formaçao, sob cuja influencia estaria eternamente (Diepgen).

Astrologia Judiciária e Astrologia Médica

Digitalizar0002.jpg

A relaçao dos signos zodiacais com o corpo humano

Os antigos astrologos dividiam a ciencia astrologica em Astrologia natural e Astrologia judiciaria. A Astrologia natural compreendia a Astrologia metereologica e a Astrologia medica ou fisiologica.

  • Astrologia Judiciaria: e a Astrologia propriamente dita, pretendendo advinhar o passado , o presente e o futuro pela interpretaçao do horoscopo referente ao individuo, ou sociedade de individuos cujo destino procua saber.
  • Astrologia Medica: A proposito do vocabulo Aritmetica damos sumarias indicaçoes sobre a influencia dos numeros na Medicina antiga, mormente assirica, babilonica, grega e egipcia, influencia tanto mais marcada quanto poderosa era a doutrina filosofica de Pitagoras.

Cada parte do corpo humano era considerada como sujeita a um astro, e , por isso , as doenças deviam subordinar-se ao seu poder.

  • Sol - coraçao , estomago, cerebro , nervos, olho direito, influenciando e enfermidades quentes e secas, cancro da boca, doenca dos olhos
  • Lua - braço e lado esquerdo, cabeça, ventre , peito , estomago da mulher, influenciando a epilepsia, a paralisia
  • Venus - figado, umbigo, orgaos genitais, influenciando as fistulas
  • Jupter - ventre, sangue , cartilagens, influenciando a apoplexia e todas as doencas do sangue
  • Marte - figado, orgaos genitais masculinos, veias, influenciando as febres altas, sarna, lepra enxaqueca
  • Mercurio - lingua , nariz , memoria, maos e pe direito, influenciando as enfermidades do espirito, tisica, epilepsia
  • Saturno - pancreas, bexiga, influenciando todas as enfermidades digestivas e do figado

As constelaçoes do zodiaco regulam tambem varias partes do corpo humano e funçoes organicas

  • Aries - a cabeça, a vista e a cegueira
  • Touro - o pescoço, os ouvidos e a surdez
  • Gemeos - as espaduas, o olfato e sua ausencia
  • Cancer - as maos e os braços, a palavra e o mutismo
  • Leao - o peito e o coraçao, a deglutiçao e a fome
  • Virgem - o estomago e intestinos, a castidade e castraçoes
  • Libra - os rins, a actividade e impotencia
  • Escorpiao - as partes genitais , o andar
  • Sagitario - as coxas, a colera e a exaltaçao biliar
  • Capricornio - os joelhos, o riso e a exaltaçao pancreatica
  • Aquario - as pernas, o pensamento e a excitaçao cardiaca
  • Peixes - os pes, o sono e a languidez.

Bibliografia

  • Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Editorial Enciclopédia Limitada: Rio de Janeiro e Lisboa.

Também no FANDOM

Wiki aleatória