Fandom

Ars curandi Wiki

Armand Séguin

213 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Séguin, Armand (N. Paris, França1767; ob. França, França1835). Química, Fisiologia. Químico francês também ligado à área da fisiologia, conhecido por ter feito parte do grupo de trabalho de Lavoisier.

Vida

Embora não se saiba muito sobre a sua educação, pensa-se que terá tido alguma formação na área das ciências, estando ligado à química e à fisiologia.

Treinado em química por Claude-Louis Berthollet, Armand Séguin tornou-se, por volta de 1789, assistente de Lavoisier tendo estado envolvido em pelo menos três matérias importantes da pesquisa de Lavoisier: a síntese da água, a fisiologia da respiração e transpiração, técnicas requeridas para a fusão e análise da platina.

Em 1790, viu o seu nome adicionado ao Conselho Editorial de Annales de Chimie, uma revista dirigida pelo grupo de Lavoisier.

Como foi seu assistente até à sua morte, preparou com Madame Lavoisier as memórias do seu marido para publicação. Mas depressa esta colaboração terminou porque Séguin se recusou a condenar publicamente os carrascos de Lavoisier, tal como Madame desejava, e ainda porque esta afirmava que Séguin dava demasiado crédito a si mesmo pelos trabalhos desenvolvidos com o pai da química moderna. Assim, as memórias de Lavoisier vieram a público em 1805 apenas sob a autoria de Madame Lavoisier.

Armand Séguin acabou por se desviar da área da pesquisa científica em 1794, ao inventar uma nova forma de curtir o couro que alcançava em poucos dias aquilo que anteriormente levava meses. Este método foi uma grande contribuição para a manufactura de selas e outros equipamentos para cavalos, muito importante para a cavalaria e transporte do exército na altura em que a França estava envolvida numa guerra de grande escala. Assim Séguin enriqueceu rapidamente e o seu novo estatuto parece tê-lo distraído da carreira de químico, dedicando-se então a outras actividades.

Publicações

A nível individual, Armand Séguin publicou artigos, principalmente na área da farmácia, na Annales de Chimie mas sem grande destaque.

Já em conjunto com outros contemporâneos da sua área desenvolveu alguns projectos de interesse, entre os quais é importante mencionar:

  • trabalho publicado com Antoine François de Fourcroy e Louis Nicolas Vauquelin sobre a síntese da água. Neste trabalho propunham que a água era apenas constituída por oxigénio e hidrogénio pelo que o seu peso se devia somente a estes dois elementos. Além disso, descobriram que a proporção H:O na molécula de água era 2,052:1;
  • trabalho com Lavoisier sobre o calor e a respiração animal, que veio a refutar a teoria do calórico. Apesar do artigo ser conjunto baseava-se principalmente nas ideias e no trabalho de Lavoisier.

Bibliografia

  • Gillispie, C. (1970). Dictionary of Scientific Biography. Charles Scribner's sons, New York. Vol 12, pp. 286-287
  • Crosland, M. (2003).Research schools of chemistry from Lavoisier to Wurtz, The British Journal for the History of Science, 36; 3; 333-361.

Também no Fandom

Wiki aleatória