FANDOM

O animismo é uma doutrina médica que nasceu como oposição ao galenismo no século XVIII e que se baseia no pensamento de que o corpo é composto por substância morta que é animada de algo que lhe confere vida e movimento – anima (palavra latina que significa alma) – que é imortal e criada por Deus. A doença dá-se quando há um desequilíbrio nos movimentos ou acções quotidianas (vitais) o que não é mais do que a tendência do anima em repor o estado normal. A morte ocorre quando esta anima abandona o corpo.

Contexto Histórico

No século XVIII registou-se uma revolução científica e o abandono de dados conceitos na área da medicina bem como noutras ciências passando a haver cada vez mais a necessidade de constatação prática de fenómenos físicos pela observação e experimentação. Houveram várias tentativas de criação de um sistema médico moderno, alternativo ao galenismo, como a iatroquímica, a iatromecânica e o animismo.

A iatroquímica foi das primeiras correntes em oposição ao galenismo e considerava que os processos fisiológicos, patológicos e terapêuticos eram passíveis de uma interpretação química. Incorporava novos conceitos de anatomia baseados na dissecação de cadáveres humanos (levada a cabo por Andreas Versalius) e a doutrina da circulação sanguínea formulada por William Harvey bem como outras descobertas relativas à patofisiologia. Contudo a iatroquímica apresentava-se como apenas uma reformulação dos conceitos de Galeno apresentando, por isso, muitas limitações. Deste modo, Boerhaave, Hoffmann e Stahl criaram sistemas médicos diferentes e que nasceram da crítica ao galenismo e da própria iatroquímica. Enquanto que os dois primeiros seguiram correntes com influências atomisistas e da iatromecânica, Stahl desenvolveu um conceito derivado das ideias de van Helmont. As ideias de van Helmont eram relativas à existência de duas componentes no Homem: a anima sensitiva (presente também nos animais) e corresponde às funções mais primitivas e associadas à sobrevivência e a anima rationalis esta já exclusiva do Homem e associada a funções superiores como o raciocínio, com características imateriais e imortais face à primeira.

Georg Ernst Stahl, apesar de concordar na existência de uma alma imaterial, discordava da associação dos termos “mecanismo” e “organismo” implicado na teoria iatromecânica uma vez que acreditava que as acções vitais de um dado organismo são algo interno a este enquanto que as acções maquinais implicam um impulso externo para ocorrerem. Apesar de reconhecer a relevância da anatomia e da química, Stahl considera que a fisiologia do organismo não se pode resumir a uma reacção cinética simples e que as acções vitais não podiam ser inteiramente explicadas pela química ou pela anatomia pois o estudo de um só órgão desviava a atenção do todo – do corpo. Pois, acreditava que a medicina era respeitante à totalidade do organismo controlado pela anima e não a partes específicas deste. Considerava, portanto, que nenhuma das ciências seria útil aos fins da medicina. Daí advir a crença de que a fisiologia deveria ser baseada num princípio em cujas acções no corpo deveriam conduzir a um estado de saúde ou doença. A este princípio vital chamou anima ao qual atribui a razão do “organismo” existir uma vez que esta é capaz de coordenar todas as actividades mecânicas deste e de alterar o seu equilíbrio no sentido de protegê-lo da sua grande tendência para a putrefacção, assegurando assim a unidade orgânica.

Bibliografia

Shea, W. R. et al, Revolutions in Science – Their meaning and relevance, Watson Publising International, 1988, USA

Kipple, K. F., The Cambridge World History of Human Disease, Cambridge University Press, 1993, Cambridge, USA

Bynum, W. F., Porter, R., Companion Encyclopedia of the History of Medicine, Routledge, 1993, London & New York

Gillispie, C., Dictionary of Scientific Biography, Charles Scribner's Sons, 1970, New York, USA

Também no FANDOM

Wiki aleatória