Fandom

Ars curandi Wiki

Alberto Magno

213 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Magnus.jpg
Magno, Alberto, também conhecido como Santo Alberto Magno, Alberto "O Grande" e Médico Universal, foi um Frade Dominicano que se tornou famoso pelo seu vasto conhecimento e pela sua defesa da coexistência pacífica da ciência e da religião. Nasceu em Bollstadt, na antiga Prússia, algures entre 1193 e 1207, não havendo documentos oficiais que comprovem a data. Morreu em 1280, em Colónia, tendo sido proclamado Doutor da Igreja e Patrono dos cultores das Ciências Naturais.

Vida

Proveniente de uma família da nobreza, rica e poderosa, Alberto Magno sempre recebeu uma boa educação.

Estudou Artes Liberais em Padua, onde foi recrutada para se juntar a Ordem Dominicana. Aí, provavelmente, estudou Teologia e foi ordenado padre na Alemanha. Mais tarde, em 1241, foi enviado para a Universidade de Paris onde foi o primeiro Dominicano Alemão a tornar-se mestre de teologia.

Alguns anos mais tarde, em 1260, tornou-se bispo de Regensburg, posto que viria a abandonar dois anos mais tarde. Grande parte do resto da sua vida, passou-a a ensinar e a rezar em Colónia, onde viria a falecer. Foi canonizado pelo Papa Pius XI, no dia 16 de Dezembro de 1931 e declarado patrão de todos os que cultivaram as ciências naturais pelo Papa Piu XII, no mesmo dia do ano de 1941.

Uma das suas principais contribuição foi o importante papel que ele desenrolou em redescobrir Aristoteles, bem como a introdução nas Universidades das ciências Arabes e Gregas.

Bibliografia

  • Gillispie, C. (1970). Dictionary of Scientific Biography. Charles Scribner's sons, New York. Vol. 1-16.

Também no Fandom

Wiki aleatória