FANDOM

Abu Yusuf Ya'qub ibn Ishaq al-Kindi, mais conhecido por Al-Kindi, (Kufa, actual Iraque, 801 - Bagdad, 866) foi um polímata árabe. Destacou-se como filósofo, cientista, astrólogo, astrónomo, químico, matemático, médico e músico.

Vida

Al-Kindi era descendente aristocrata da tribo Kinda do Yemen. Começou a sua educação em Kufa e completou-a em Bagdad. Caliph al-Ma’mun levou Al-Kindi para a sua corte e nomeou-o na “Academia” de Bagdad para supervisionar a tradução dos textos científicos de filosóficos gregos para o idioma árabe. Este contacto directo com a literatura grega teve um efeito profundo no seu desenvolvimento intelectual.

O sucessor de Al-Ma’mun, al-Um’tasim, escolheu Al-Kindi, como tutor do seu filho, Ahmad, o que o levou a escrever vários textos filosóficos e deu-lhe grande destaque, porém, com a ascensão de outros intelectuais como Al-Wathiq e Al-Mutawakkil, o seu prestígio entrou em declínio.

Depois de sua morte, muitas das suas obras foram perdidas.

Obra

Al-Kindi é conhecido por muitos biógrafos como o primeiro filósofo grego e participou na expansão e disseminação de várias áreas de conhecimento.

Raramente cita outros autores gregos que não Aristóteles e Platão, sendo portanto principalmente inspirado por ambos. Com Aristóteles aprende as noções básicas de filosofia e cosmologia, no entanto certos conceitos de metafísica e ética são claramente retirados de Porfírio, Proclo, entre outros.

Cerca de quinze trabalhos filosóficos de Al-Kindi foram preservados, nos quais defende a filosofia e tenta demonstrar que o Mundo é finito, escreve ainda sobre a alma e o intelecto e sobre a tristeza. Alguns dos objectivos nos seus trabalhos era levar a que os leitores estudassem filosofia e aumentar os seus conhecimentos científicos.

Embora não se saiba ao certo as suas capacidades como matemático, sabe-se que perseguiu esse objectivo nos seus trabalhos sobre óptica, farmacologia e música. Desenvolveu estudos sobre o fabrico de relógios e instrumentos de astronomia.

O seu trabalho incluiu vários temas como a astronomia, astrologia, geometria, música, medicina e meteorologia, geologia entre outros. O seu conhecimento sobre matemática e estudos sobre a matéria médica foram muito importantes, escreveu várias obras farmacêuticas, como o Agrabadhin, Formulário médico e o Risala fi'ma'rifa quwwat al-adwiyat al- murakkaba.

Risala fi'ma'rifa quwwat al-adwiyat al- murakkaba, dedica-se ao estudo dos graus de intensidades das qualidades (frio, húmido, seco e quente) dos medicamentos compostos. Al-Kindi considerou que mais difícil e importante que determinar o grau de qualidade de um medicamento simples era determinar e qualidade e potência das fórmulas compostas. Resolveu a questão através de uma fórmula matemática.

Relativamente à música, Al-Kindi usava letras do alfabeto para designar as notas da escala. Este método foi aplicado na Europa um século depois.

Principais publicações

  • Livro da primeira filosofia;
  • Carta no método de banir a tristeza;
  • Carta dos Livros de Aristóteles;
  • Agrabadhin;
  • Risala fi'ma'rifa quwwat al-adwiyat al- murakkaba.

Bibliografia

Também no FANDOM

Wiki aleatória