FANDOM

Édouard Raoul

Édouard François Armand Raoul

Édouard François Armand Raoul ou E.F.A. Raoul, (20 de Agosto de 1845, Brest – 26 de Abril de 1898, Brest), era um farmacêutico-botânico, descrito como “pequeno, mas vivo e energético homem, com uma paixão quase sagrada pela Natureza”.

Como naturalista, dedicava-se ao estudo das ciências naturais, sendo que dedicou grande parte da sua carreira como explorador, viajando pelo mundo recolhendo informações e exemplos de plantas que introduzia nas colónias francesas, sobretudo aquelas situadas nos Oceanos Índico e Pacífico, para serem produzidos materiais precisos pela indústria e comércio do Império Francês.

Família

Primo de Etienne Fiacre Louis Raoul, nascido a 23 de Julho de 1815, em Brest. Membro da le Commission d’exploration d’Afrique. Era um médico-professor-botânico, que como E.F.A. Raoul, contribuiu para o conhecimento botânico, com a publicação de artigos sobre as suas descobertas.

Neto de Joseph Raoul, que foi o primeiro piloto-comandante da Recherche, sob o comando do Francês Broni, que o baptizou de Raoul I.

Vida Profissional

Em 1865, Édouard Raoul entra na marinha, como farmacêutico, sendo nessa condição que realiza grandes e numerosas viagens e que se afirma como homem científico.

Em 1866, foi para Guadalupe onde havia uma epidemia de cólera.

Em 1873, E. Raoul explora a Formosa. Onze anos mais tarde, em 1884, participa na expedição na China sob a direcção do almirante Amédée Anatole Courbet.

Em 1885, um ano mais tarde, E. Raoul é destacado pela Marine au Sous Secretariat des Colonies, para uma missão que consistia numa viagem pelo mundo, onde deveria explorar e estudar novas espécies de plantas, assim como os seus potenciais produtos em determinadas condições de temperatura, pressão, precipitação, altitude e humidade, com o objectivo de as introduzir em colónias para que esses materiais pudessem ser produzidos a fim de servirem as necessidades da Indústria e do Comércio do Império Francês. Durante três anos, visita Madagáscar, Réunion, Maurícias, Austrália, Nova Zelândia, Ilhas Tonga, Samoa, Fidji, Tuamotou, Tubuai e Rapa, Malásia, Cochinchina e Tonkin, entre outros locais.

Uma tarefa atribuída ao explorador-farmacêutico-botânico foi a criação de um jardim botânico (jardin d’acclimatation) no Tahiti. Ao longo da sua carreira como explorador, vai publicando artigos sobre as suas descobertas.

No seu regresso a França, E. Raoul participa na preparação da l’Exposition universelle de 1889, e como membro do Conseil Superieur des Colonies, é nomeado Professor da cultura e das produções tropicais na École Coloniale.

Em 1897, descobre as propriedades das plantas que continham gutta-percha, na Indonésia, que eram uma fonte de látex usado em cirurgia, e sobretudo, naquela altura, era o melhor isolador de cabos eléctricos.

Obra

  • Les gages necessaires (Yun-Nan, estuaire du Yang-Tse, Hainan, Formose - lere partie: Formose). Formosa "la belle". - Brest, impr. de Gadreau; Paris, Challamel aine, 1885. In-8&, 101 p.
  • Annamites et Tonkinois.-Paris, S. Heymann (1889). In-16, 23 p.,fig
  • Javanais et javanaises a l'Exposition de 1889.- Paris, Quantin (1889). In-16, 32p.
  • Fleurs sauvages et bois precieux de la Nouvelle-Zelande (en Collabor. avec Mme Ch. Hetley).-Londres, S. Low, 1889. In-Fol., 3 p., 54 ff., pi. en coul.
  • Ed. de SAGOT (Paul-Antoine). Manuel pratique des cultures tropicales et des plantations des pays chauds.-Paris, 1893-1894. 2 vol. in 8-5.
  • Trad, de NICHOLLS (H.-A. Alford). Petit traite d'agriculture tropicale.-Paris, A. Challamel, 1895. In-8A, XVI-381 p.

Bibliografia

J.L. Oudart, Les Pharmaciens Coloniaux. Centenaire du Pharo. 65 : 263-264. [1]

Margaret Jane Annand Simpson (1976). E.F.L. and E.F.A. Raoul. New Zealand Journal of Botany, 14 : 199-202. [2]

Também no FANDOM

Wiki aleatória