Fandom

Ars curandi Wiki

Édouard François Armand Raoul

213 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Édouard Raoul.jpg

Édouard François Armand Raoul

Édouard François Armand Raoul ou E.F.A. Raoul, (20 de Agosto de 1845, Brest – 26 de Abril de 1898, Brest), era um farmacêutico-botânico, descrito como “pequeno, mas vivo e energético homem, com uma paixão quase sagrada pela Natureza”.

Como naturalista, dedicava-se ao estudo das ciências naturais, sendo que dedicou grande parte da sua carreira como explorador, viajando pelo mundo recolhendo informações e exemplos de plantas que introduzia nas colónias francesas, sobretudo aquelas situadas nos Oceanos Índico e Pacífico, para serem produzidos materiais precisos pela indústria e comércio do Império Francês.

Família

Primo de Etienne Fiacre Louis Raoul, nascido a 23 de Julho de 1815, em Brest. Membro da le Commission d’exploration d’Afrique. Era um médico-professor-botânico, que como E.F.A. Raoul, contribuiu para o conhecimento botânico, com a publicação de artigos sobre as suas descobertas.

Neto de Joseph Raoul, que foi o primeiro piloto-comandante da Recherche, sob o comando do Francês Broni, que o baptizou de Raoul I.

Vida Profissional

Em 1865, Édouard Raoul entra na marinha, como farmacêutico, sendo nessa condição que realiza grandes e numerosas viagens e que se afirma como homem científico.

Em 1866, foi para Guadalupe onde havia uma epidemia de cólera.

Em 1873, E. Raoul explora a Formosa. Onze anos mais tarde, em 1884, participa na expedição na China sob a direcção do almirante Amédée Anatole Courbet.

Em 1885, um ano mais tarde, E. Raoul é destacado pela Marine au Sous Secretariat des Colonies, para uma missão que consistia numa viagem pelo mundo, onde deveria explorar e estudar novas espécies de plantas, assim como os seus potenciais produtos em determinadas condições de temperatura, pressão, precipitação, altitude e humidade, com o objectivo de as introduzir em colónias para que esses materiais pudessem ser produzidos a fim de servirem as necessidades da Indústria e do Comércio do Império Francês. Durante três anos, visita Madagáscar, Réunion, Maurícias, Austrália, Nova Zelândia, Ilhas Tonga, Samoa, Fidji, Tuamotou, Tubuai e Rapa, Malásia, Cochinchina e Tonkin, entre outros locais.

Uma tarefa atribuída ao explorador-farmacêutico-botânico foi a criação de um jardim botânico (jardin d’acclimatation) no Tahiti. Ao longo da sua carreira como explorador, vai publicando artigos sobre as suas descobertas.

No seu regresso a França, E. Raoul participa na preparação da l’Exposition universelle de 1889, e como membro do Conseil Superieur des Colonies, é nomeado Professor da cultura e das produções tropicais na École Coloniale.

Em 1897, descobre as propriedades das plantas que continham gutta-percha, na Indonésia, que eram uma fonte de látex usado em cirurgia, e sobretudo, naquela altura, era o melhor isolador de cabos eléctricos.

Obra

  • Les gages necessaires (Yun-Nan, estuaire du Yang-Tse, Hainan, Formose - lere partie: Formose). Formosa "la belle". - Brest, impr. de Gadreau; Paris, Challamel aine, 1885. In-8&, 101 p.
  • Annamites et Tonkinois.-Paris, S. Heymann (1889). In-16, 23 p.,fig
  • Javanais et javanaises a l'Exposition de 1889.- Paris, Quantin (1889). In-16, 32p.
  • Fleurs sauvages et bois precieux de la Nouvelle-Zelande (en Collabor. avec Mme Ch. Hetley).-Londres, S. Low, 1889. In-Fol., 3 p., 54 ff., pi. en coul.
  • Ed. de SAGOT (Paul-Antoine). Manuel pratique des cultures tropicales et des plantations des pays chauds.-Paris, 1893-1894. 2 vol. in 8-5.
  • Trad, de NICHOLLS (H.-A. Alford). Petit traite d'agriculture tropicale.-Paris, A. Challamel, 1895. In-8A, XVI-381 p.

Bibliografia

J.L. Oudart, Les Pharmaciens Coloniaux. Centenaire du Pharo. 65 : 263-264. [1]

Margaret Jane Annand Simpson (1976). E.F.L. and E.F.A. Raoul. New Zealand Journal of Botany, 14 : 199-202. [2]

Também no Fandom

Wiki aleatória